quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Contaminação Cruzada

Mais um post que não é sobre algum restaurante na página principal, porque eu acho o assunto bem importante.
Recebi vários emails, muitas pessoas entrando em contato me perguntando o que é a contaminação cruzada. Por isso resolvi fazer esse post.
Vou explicar de uma maneira bem simples:
Hoje minha mãe resolveu fazer pão em casa...jogou farinha no balcão e sovou bem aquele pão e o colocou para descansar. Depois que ela terminou, ela passou somente um pano no balcão e começou a sovar um pão sem glúten, especial para mim. O meu pão sem glúten, continua sem glúten?
E a resposta é: o meu pão foi contaminado pelo glúten do pão anterior.
Isso é a CONTAMINAÇÃO CRUZADA.

Já que o glúten faz mal, vamos, pelo menos, babar no muso!!!!

É por isso que, os restaurantes devem ter uma cozinha especial para fazer alimentos sem glúten e as empresas de alimentos devem ter fábricas somente para a produção de comida sem glúten.
No Brasil, sabemos que é difícil sermos atendidos 100% nos restaurantes, mas o mínimo de cuidado é necessário.
Ter utensílios separados, evitar servir o arroz com a mesma colher que serviu penne, por exemplo.

Não, não é bobagem...eu em São Paulo, ano retrasado, comi uma polenta frita e passei mal. Por quê? Pois ela é frita no mesmo óleo que frita o pastel, o bolinho de bacalhau (que inventaram de colocar farinha não sei por qual motivo), entre outras coisas.

Então, sempre que você for receber um amigo em casa, ou for convidá-lo para comer, lembre-se da contaminação cruzada. Se for fazer uma pizza, ou faz pizza sem glúten, ou usa fôrmas diferentes e assa primeiro a sem glúten! ;)

Espero ter esclarecido!! Se ainda tiverem dúvidas, entrem em contato por email, facebook, twitter, instagram, telefone...mas não fiquem com dúvidas gente!! É importante!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário