quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Contaminação Cruzada

Mais um post que não é sobre algum restaurante na página principal, porque eu acho o assunto bem importante.
Recebi vários emails, muitas pessoas entrando em contato me perguntando o que é a contaminação cruzada. Por isso resolvi fazer esse post.
Vou explicar de uma maneira bem simples:
Hoje minha mãe resolveu fazer pão em casa...jogou farinha no balcão e sovou bem aquele pão e o colocou para descansar. Depois que ela terminou, ela passou somente um pano no balcão e começou a sovar um pão sem glúten, especial para mim. O meu pão sem glúten, continua sem glúten?
E a resposta é: o meu pão foi contaminado pelo glúten do pão anterior.
Isso é a CONTAMINAÇÃO CRUZADA.

Já que o glúten faz mal, vamos, pelo menos, babar no muso!!!!

É por isso que, os restaurantes devem ter uma cozinha especial para fazer alimentos sem glúten e as empresas de alimentos devem ter fábricas somente para a produção de comida sem glúten.
No Brasil, sabemos que é difícil sermos atendidos 100% nos restaurantes, mas o mínimo de cuidado é necessário.
Ter utensílios separados, evitar servir o arroz com a mesma colher que serviu penne, por exemplo.

Não, não é bobagem...eu em São Paulo, ano retrasado, comi uma polenta frita e passei mal. Por quê? Pois ela é frita no mesmo óleo que frita o pastel, o bolinho de bacalhau (que inventaram de colocar farinha não sei por qual motivo), entre outras coisas.

Então, sempre que você for receber um amigo em casa, ou for convidá-lo para comer, lembre-se da contaminação cruzada. Se for fazer uma pizza, ou faz pizza sem glúten, ou usa fôrmas diferentes e assa primeiro a sem glúten! ;)

Espero ter esclarecido!! Se ainda tiverem dúvidas, entrem em contato por email, facebook, twitter, instagram, telefone...mas não fiquem com dúvidas gente!! É importante!!!



segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Le Blé Noir - Copacabana

Fazia muito tempo que eu queria ir neste restaurante provar, finalmente eu consegui!!!
O Le Blé Noir é um restaurante intimista, pequeno, com uma decoração super charmosa e (o melhor de tudo) tem no cardápio crepes feitos com trigo sarraceno, ou seja, SEM GLÚTEN!!! Quando eu fiquei sabendo, morri de vontade de ir comer. Confesso que com receio, maaassss a curiosidade sempre me manda!! Finalmente eu fui!!
Bem orientada pelos garçons, de cara já fiquei sabendo que os doces não podemos comer, pois são feitos com trigo. Somente os salgados. Fiquei mais empolgada, porque assim eu evito comer doce! hehehe...
Ao abrir o cardápio eu fiquei confusa e feliz, pois vou ter que voltar para experimentar outras opções! A variedade vai de peito de pato ao camarão, passando por figos caramelizados com queijo de cabra.
Hummm...amo doce com salgado...adivinhem a minha escolha?!


Bon appétit!!!

Escolhemos 3 opções: Binic (de filé de atum), Ouessant (figos caramelizados ao vinho do porto com presunto de cabra e queijo de cabra) e Loctudy (de vieiras).
Cada prato é super bem servido e dá pra duas pessoas (a não ser que a fome seja muito grande).



Galette Binic

Galette Loctudy

Galette Ouessant

DICA: Lá, por ser pequeno, está sempre cheio. Recomendo chegar cedo.

Os moradores da Barra da Tijuca também contam com um Le Blé Noir. Zona Sul e Zona Oeste. Não tem desculpa para deixar de experimentar esse restaurante!!!

Le Blé Noir
Copacana
Rua Xavier da Silveira
Tel: 2287 1272
Barra da Tijuca
Av. Lucio Costa, 1976
Tel: 2493 5668

Espero que gostem!! Boa semana!!!